domingo, 24 de janeiro de 2010

MÁQUINA DE COSTURA

Máquina de Costura

Tenho visto a empolgação das blogueiras com suas máquinas de costura, umas super novas recém colocadas em uso, outras já mais experientes, que nas mãos destas habilidosas artesãs fazem surgir coisas maravilhosas.
Eu também já tive certa habilidade com a bichinha, mas já tem algum tempo que aposentei minha máquina de costura.
Alguns meses atrás, minha amiga Lú ,do blog Fazendo Arte, fez uma capa para a máquina dela que havia ganhado de sua mãe. Achei tão linda que pedi que fizesse uma para minha também. Estava eu com segundas intenções, tirá-la do fundo do armário e quem sabe me empolgar também.
A história de minha máquina já vem de longa data, tinha eu meu 15 ou 16 anos mais ou menos e foi uma das primeiras coisas que comprei com o dinheiro que ganhava fazendo tricô, ou seja ela tem uns 30 anos.
Lembro bem que para a época era uma máquina e tanto, uma ELGIN BROTHER, daquelas que vinham em gabinete, mas era ainda sem motor, ou seja, era no pedal. Fiz muita roupa para mim, e quando minha filha nasceu costumava fazer roupinhas para ela também, que por sinal ficavam lindas nela.
O tempo foi passando e o tempo encurtando. Muito pouco eu costurava e ela ocupava um espaço danado com aquele gabinete.
Um dia tive que levar para o conserto e soube que seria possível tirar o gabinete e colocar somente uma caixinha de apoio e ainda colocar um motor, foi o que fiz. Depois ainda costurei algumas coisinhas e por último uma fantasia para minha filha, namorado e ainda para uma amiga deles. Acho que foi aí que aposentei ela.
Bom, esta semana a Lú veio com a capa pronta, estava louca para chegar em casa e prová-la na máquina.
Meuuuu Deus levei um susto quanto retirei ela lá do fundo do armário embaixo da escada. Estava uma lástima a coitada, fora que a correia do motor estava se desmanchando. Não tive coragem de limpar e lubrificar a danada.
No dia seguinte corri para a empresa que eu tinha levado anos atrás, mais um susto, eles não pegavam mais aquele modelo nem mesmo para limpar, era muito antiga e não tinham mais peças para repor, caso estragasse algo. Me indicaram outra empresa próxima e lá aceitaram internar a coitada para ver se tinha solução. Sai de lá com o coração apertado, será que vão dar jeito? Afinal ela não precisava de nenhuma peça, era apenas limpeza, lubrificação e uma correia nova. Mas ficaram de ligar.
No final da manhã me ligaram para dizer que ainda tinha uma sobrevida para a menina e que eu poderia buscá-la no final da tarde, fiquei de ir no outro dia pela manhã. E lá fui eu feliz da vida me encontrar com minha companheira de tantos anos. Agora vou arrumar um lugar mais aconchegante, não vou mais abandoná-la esquecida em um canto qualquer.

Olhem a situação da menina abandonada




Agora ela revitalizada, limpinha cheirosinha, pronta para receber uma roupinha de proteção



E olha ela vestida





Não ficou linda!
Uma ótima semana a todos(as)

6 comentários:

  1. Nossa!!! Quanta diferença do antes e depois da máquina... Agora quero ver posts das coisinhas costuradas nela! Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto de amor pela sua querida amiga Elgin, sinto a mesma coisa pela minha, costumo dizer que ela é minha melhor amiga, passamos hrs juntasbolando e fazendo mil coisinhas legais,minha amiga bem que está merecendo uma roupinha linda assim como a da sua,vou providenciar isso logo, logo depois eu mostro.
    bjs!!, boa semana!!
    lena

    (aki entre nós, "o que é que vc não faz??)

    ResponderExcluir
  3. oi lita! a lena que comentou da declaração da tua máquina - que hoje tb flei que amava a minha vehinha singer - nao troco ela por nenhuma novinha- a minh mãe tem uma que deve ter mais de 48 anos.. e está funcionando melhor que a da minha irmã (novinha em folha)
    e com esta capa fashion - não larga mais ela não!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,tb tenho uma maquina velhinha,foi da minha mãe.Ela aposentou a coitada,então a adotei.
    A minha é bem parecida com a sua, só que é singer.Bjos.

    ResponderExcluir
  5. ah!... que post mais emocionante Lita, gostei muito!

    pois eu tb deixei de costurar há muiiiiitos anos, e como vc, vendo as blogueiras por aí tão animadinhas com sua máquinhas também está batendo uma vontadinha de retomar.

    vou precisar dar um "up" na máquina também, ela nem tem essa base de madeira, vou tratar disso!

    obrigada pelo estímulo neste post!

    beijos
    Juju

    ResponderExcluir
  6. Oi Lita.
    Pois é..eu também fui an mega e sai mais do que maravilhada com tantas novidades. As maquinas estão cada vez melhores e com tantas coisas...
    gostei de ver como ficou sua maquina,espero que tenha bastante vontade de fazer muitas coisas com ela. Eu estou me arriscando cada vezx mais e estou gostando dos resultados.
    Um beijo.
    Obrigada pela visita.
    Soll

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Blog Widget by LinkWithin

MEUS TRABALHOS - fase listra

MEUS TRABALHOS - fase listra
caixa de chá

caixa de chá

meu presente para Gisele

meu presente para Gisele

meu presente para Gisele



caixa para presente de casamento

caixa para presente de casamento

caixa para presente de casamento

meu presente para Luciana

meu presente para Luciana

meu presente para Luciana

caixa com guardanapo

caixa com guardanapo

caixa com guardanapo
Pin It button on image hover