segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CHILE, COM GOSTINHO DE QUERO MAIS

Chile é um encanto. Povo educado e simpático, cidade limpa e organizada, arquitetura fantástica indo do clássico ao futurista. Foram apenas 3 dias bem aproveitados pois dois dias foram só de aeroporto, um para ir outro para voltar. Tudo bem acho que tive azar no horário de voo, na ida saímos de Floripa e ficamos a tarde toda em São Paulo pois nosso horário seria só as 18:30, chegamos no Chile quase duas da manhã (temos diferença de fuso horário de uma hora). Na volta mais um horário de ficar aguardando em São Paulo para seguir prá Floripa. Ou seja quem sai de Sampa não sofre estes desgastes. Fora isso a viagem foi maravilhosaaaaaa.
Quando viajo gosto de me sentir em casa, conhecer o dia a dia do povo, mas sem ter que experimentar comida típica (há isso não gosto não) já sou ruim de comer não abro mão de uma boa salada, mas nem todos os lugares servem.
O que gosto mesmo é de andar nas ruas vendo todo mundo correndo (assim como a gente também), não gosto de pegar táxi, a não ser quando meus pés já não dão mais um passo e ou quero ganhar tempo para chegar a um lugar. Dizem que o Metrô de Santiago é muito bom, mas meu marido não teve jeito de querer experimentar, então tá, usamos taxi quando foi necessário, mas que fiz ele andar fiz (ele também gosta hehehe). Passear pelas ruas ver as vitrines, o comércio local, Chile tem muitas galerias, a gente leva muito tempo só visitando elas. Fui em galeria só de antiquários (cada coisa de babar), pares de cadeiras chiquetérrimas, aiaiaia com um restauro... Há sem falar das livrarias, livros de design que não achamos por aqui MEEESSMMOOO, só importando. Trouxe dois (vou mostrar).
Gente, não costumo ir a muitos pontos turísticos, e como o tempo era curto fomos vendo o que aparecia no nosso caminho, Palácio de La Moneda, Praças, Prédios como o da Universidade do Chile, Biblioteca e outros. Acabamos não indo ao Cerro de San Cristovam, acho que este eu devia ter ido mas não deu tempo mesmo. O que não abri mão foi de ir ao Vale Nevado , e dos três dias um foi todo para esse passeio , mas valeu cada minuto.
Também passamos um dia visitando os shoppings (dois maiores), tudo bem estão a se perguntar, com tão pouco tempo perder um dia em shopping, lá conhecemos o povo mesmo hehehe.
Saímos do apartamento, sim apartamento, não gosto muito de hotel, como já disse gosto de me sentir em casa, por isso alugamos, sempre que possível um aparthotel, passamos nos mercadinhos (lá também parece délis - como em Nova York) e sempre deixamos umas coisinhas na cozinha para aquela fominha fora de hora. Continuando... saindo do apart fomos caminhar para achar a famosa rua das Grifes a Alonso de Córdova ela é bem extensa. Depois de ver algumas lojas, só olhar é claro, caminhando... chegamos ao Parque Arauco, o maior Shopping, realmente tudo de bom. São vários prédios unidos , no centro deles com jardins e restaurantes ao ar livre. Um andar designado "design" só lojas de decoração, coisas prá casa, ameeeeeei. Lojas de departamentos como Ripley, Paris, Falabella e também lojas de griffe (prá quem gosta ), Umas bolsinhas da Guess deu prá encarar. Também umas roupas de cama da Caivim klein suuuper macias na Falabella, os preços estavam muito bons, minha filha cai casar e já aproveitei para trazer um prá ela também. Nesta altura do campeonato eu e meu marido já estávamos pagando excesso de bagagem, só de livros eu e ele( ele mais ) estávamos com quase uma mala cheia, e livro pesa.
Também vou agradecer a uma blogueira do Chile " Carolina Artesanías " que havia me dado umas dicas de onde comprar materiais de artesanato. Fui na Galeria Omnium que ela indicou e comprei alguns guardanapos e um tecido que adorei. Obrigada amiga, sua cidade é DEMAAAIS, vou voltar com certeza.
Vou parar de escrever e mostrar algumas fotinhos.

Cheguei na madrugada e pela manhã ao acordar, da sacada do ap, vejo ao longe as cordilheiras.

Aqui já no entardecer
Galeria de antiquários (lindo)

Ruas - calçadões do centro

Aqui uma praça em frente contrária ao Palácio de La Moneda, foi onde ocorreu a festa da Vitória do Chile - classificação para a copa - um festão , ficamos no apart só escutando e vendo pela tv.

Palácio de La Moneda

Universidade do Chile

Biblioteca

As cosntruções - das clássicas às futuristas

Rua Alonso de Córdova - Lojas de Grifes

Início à subida ao Vale Nevado - pensativa - será que vou?

Já lá no alto... neste momento sem neve, não sabe o que está nos esperando na volta.

Primeira estação de esqui - já fechada a temporada

Uma paradinha para ski bunda

Eu só prá olhar e bater fotos

Olha o casalsinho no maior frio

Bem vindos ao Valle Nevado

Muita Neve

Pessoal brincado de esquiar

Não vou perder de brincar um pouquinho, virar criança novamente

Muito frio

Voltando..., eu não disse, olha o que esperava por nós , não deu outra só descendo de correntes

MEEEEDO, mas era lindo de se ver

Gente, mereço um café bem quente

Olha a festa do povo esperando o time do Chile que estava chegando no aeroporto. A festa da vitória virou a noite e foram para lá esperar o time pela manhã.

Agora apertem os cintos, a beleza vista de cima. Coisas de Deus. Cordilheiras dos andes na volta. Nunca bati tantas fotos de uma só paisagem, claro, não vou colocar todas aqui , só algumas hehehe.

Agora algumas das compritas - tecidos e guardanapos para meus artesanato

Bolsinhas

Meus livros de design - fantásticos

O resto das compras são coisinhas .
Espero que tenha gostado da viagem, eu amei.
Até o próximo post. Uma boa semana a todos